Movimento Amamentar em Portugal
Porque é que o ASA adere ao Código de Marketing dos substitutos do leite materno?
Aderir ao Código de Marketing dos Substitutos do leite materno é um dever de todos os profissionais que trabalhem com mães lactantes e bebés lactentes.
O marketing abusivo que a indústria dos leites artificiais fez e continua a fazer, levou a que as taxas de amamentação descessem a números impensáveis e contra a natureza humana, tendo impacto na saúde de mães, bebés e da sociedade em geral.
As empresas concorrem entre si e concorrem contra o leite materno, prometendo às famílias aquilo que não podem cumprir e aproveitando a vulnerabilidade das mães para fazerem o seu lucro.
O mesmo podemos dizer sobre biberões, tetinas e chuchas que prometem ser igual às mamas e mamilos e ser igual à amamentação. Apenas marketing enganoso. Por vezes, muito menos do que acontece na realidade, o leite artificial pode ser necessário.
Ninguém é contra o leite artificial, biberões ou tetinas, mas não podemos compactuar com a indústria e continuar a permitir que o marketing enganoso seja tido como uma forma de promoção da saúde.