Perguntas Frequentes:
Estamos disponíveis para esclarecer todas as suas dúvidas ou responder a todas as suas questões, contacte-nos sem qualquer compromisso e teremos todo o gosto em conversar consigo. Para ajudar à sua pesquisa vamos colocando aqui algumas respostas a questões que nos colocam frequentemente.
★ As consultas no ASA são consultas de amamentação, em que o apoio é prestado e/ou supervisionado diretamente por uma IBCLC, que é uma Consultora de Lactação certificada pelo International Board of Lactation Consultant Examiners (IBLCE).
★ No momento da consulta, podem ser pedidos contributos a profissionais de outras áreas que tenhamos disponíveis no momento, que atuam diretamente na área da amamentação.
★ Não temos disponíveis consultas só de especialidades.
★ Podes recorrer ao ASA se precisas de ajuda e não estás a encontrar o apoio que precisas.
★ Se tens como, considera apoiar o ASA para que possamos continuar a chegar a quem não consegue ter acesso a este tipo de apoio.
★ Sabe mais em “Apoiar”
★ Não te preocupes, se precisas de ajuda, vem e vem com a certeza de que ninguém te vai fazer passar pelo constrangimento de teres de provar que não tens condições financeiras para poderes ter o nosso apoio.
★ O ASA destina-se a apoiar todas as pessoas que precisem de apoio nesta fase da vida.
★ O nosso apoio é voluntário e gratuito e pretende, obviamente, chegar a franjas mais desfavorecidas da nossa sociedade.
★ Contudo, não fechamos a porta a ninguém, até porque quem pode contribuir, ajuda-nos a manter as asas abertas para podermos continuar a voar.
★ A comunidade ASA esforça-se por ser inclusiva, solidária, generosa, acolhedora e por fazer parte do caminho de empoderamento das famílias.
★ Orgulhamo-nos de querer criar uma comunidade verdadeiramente heterogénea, acreditamos que as comunidades assim trazem mais valor.
★ Os donativos são dádivas de generosidade de quem acredita no trabalho que fazemos.
★ Só dá quem pode e quem acredita no que fazemos.
★ As voluntárias doam o seu tempo e a sua experiência, mas há muito mais que precisamos.
★ A título de exemplo:
– Precisamos de materiais de desgaste para as consultas (sondas, luvas, copos, resguardos, etc…)
– Oferecemos cabazes a famílias que chegam até nós e precisam de colocar pão na mesa.
– Montamos cabazes de produtos frescos, de material escolar, etc.
– Vamos dar consultas a outras zonas do país.
– Temos despesas com a plataforma de marcações e com o site.
– Temos despesas com material de papelaria e impressões.
★ Há instituições que trabalham com famílias vulneráveis e que recebem todo o tipo de donativos, fazemos chegar os bens a essas instituições, muitas vezes na zona onde o ASA acontece.
★ Quando temos conhecimento direto de famílias que estão a passar por necessidades, canalizamos diretamente para essas famílias.
★ Entra em contacto connosco através do formulário de contacto ou do nosso e-mail.
★ Diz-nos em que nos podes ajudar!
★ És um profissional empático e que se identifica com a causa da defesa do aleitamento materno?
★ Trabalhas com amamentação e queres vir conhecer o nosso trabalho?
★ Conheces um local bom para receber o ASA?
★ Tens conhecimento de um grupo ou comunidade que iria beneficiar do nosso apoio?
★ Tens ideias para colaborar com o ASA?
★ Entra em contacto!
★ Aderir ao Código de Marketing dos Substitutos do leite materno é um dever de todos os profissionais que trabalhem com mães lactantes e bebés lactentes.
★ O marketing abusivo que a indústria dos leites artificias fez e continua a fazer, levou a que as taxas de amamentação descessem a números impensáveis e contra a natureza humana, tendo impacto na saúde de mães, bebés e da sociedade em geral.
★ As empresas concorrem entre si e concorrem contra o leite materno, prometendo às famílias aquilo que não podem cumprir e aproveitando a vulnerabilidade das mães para fazerem o seu lucro.
★ O mesmo podemos dizer sobre biberões, tetinas e chuchas que prometem ser iguais às mamas e mamilos e ser iguais à amamentação. Apenas marketing enganoso.
★ Por vezes, muito menos do que acontece na realidade, o leite artificial pode ser necessário.
★ Ninguém é contra o leite artificial, biberões ou tetinas, mas não podemos compactuar com a indústria e continuar a permitir que o marketing enganoso seja tido como uma forma de promoção da saúde.